Amigos, alunos e gestores,
Segue material interessante, para estimularmos a autoliderança e autocrítica e autoconhecimento...
Espero que gostem, pois é material essencial para sermos líderes cada vez melhores!
Att.,
Antonio Carlos Gouveia
Seis passos
para estimular a autoliderança
Autor: Nathaly
Bispo
Um problema
enfrentado pelas organizações atualmente é a falta de engajamento dos
profissionais, proveniente da ausência de expectativas positivas que muitos
deles sentem em relação a suas carreiras. Essa insegurança reflete na realidade
encontrada nas empresas: vários profissionais com talento, habilidade e boas
oportunidades, e entre eles líderes, estão bem longe de onde poderiam estar
principalmente por não terem autoconhecimento e
autoliderança.
“Quem é capaz de
auto liderar-se ultrapassou isso e por ter uma visão de longo prazo e foco em
sua carreira, disciplina-se e engaja-se com facilidade. É claro que a empresa
também tem um papel fundamental na construção de um ambiente que valorize esse
profissional e permita que ele cresça e se desenvolva”, afirma
Alexandre Prates, especialista em liderança e desenvolvimento
humano.
A principal
característica deste colaborador é a capacidade de assumir a responsabilidade
por sua vida e carreira. Ele não terceiriza os erros, acumulando desculpas para
justificar a sua incompetência. Essa pessoa sabe agir tendo a certeza de que é a
protagonista da sua trajetória. Outro fator importante é a sua naturalidade para
comprometer-se com as corporações, afinal ela já é comprometida primeiro com a
própria carreira. Esse profissional sabe que o verdadeiro reconhecimento é
aquele que vem dos resultados de suas ações e não em palavras vazias ou
premiações padronizadas.
É
fácil identificar quem autolidera
No geral, os demais
colaboradores veem este indivíduo como um exemplo a ser seguido, pois ele lida
com todo mundo com transparência e as pessoas reconhecem suas
qualidades.
“Na prática, temos
visto que isto acaba sendo muito mais motivo de orgulho, respeito e admiração do
que de conflitos, especialmente para aqueles que compreendem que o caminho do
autoconhecimento, melhoria contínua e mudança, costumam ser vias essenciais para
se atingir uma carreira sólida”, observa Fernando
Montero Capella, diretor da Capella RH.
Entretanto, a
autoliderança tanto pode servir de exemplo para outros profissionais como ser
também motivo de desavenças e inveja. É possível que uma minoria de pessoas,
que ainda necessite de chefes para dizer o que fazer e como fazer, encontre
dificuldade com essa postura, inclusive porque algumas culturas organizacionais
ainda não estão preparadas para recebê-la.
“Por se tratar de
um profissional que se destaca, isto causa certo desconforto nos outros. Mas é
fácil de contornar a situação, dependendo da maneira que ele se relaciona com
seus colegas, ou seja, sua atitude, sua fala, seu modo de tratar as pessoas e
como ele se relaciona nos níveis mais elevados (gerência, presidência, etc.),
ele poderá realmente ser visto como um empregado diferenciado e referenciado
pelos próprios colegas. As pessoas aceitam muito bem quem as trata com respeito
e consideração, mas rejeitam com muita veemência se ocorre o contrário”, garante
o sócio-diretor
da Kaminarh Consulting, Fernando Camilo.
Pratique
sua autoliderança
Os consultores
Alexandre Prates, Fernando Camilo e Fernando Montero indicaram 6 passos
fundamentais para ajudar você a estimular sua
autoliderança:
1. Assuma
a responsabilidade: compreenda que você
é o único responsável pela sua vida e carreira;
2. Busque
o autoconhecimento: você jamais se
tornará líder de si mesmo se não souber, de fato, o que o motiva, o que o
sabota, o que dispara as suas emoções e principalmente, quais valores o
movem;
3. Suporte
os julgamentos: tornar-se líder de
si mesmo traz muitos ganhos, mas também perdas. Uma delas é ser julgado por ter
uma postura diferente dos demais e não contentar-se a com a mediocridade. Logo,
confiar no que está fazendo e ultrapassar a barreira dos julgamentos torna-se
fundamental;
4.
Conheça o lugar onde trabalha: procure enxergar
qual é a visão de futuro de sua empresa, pois este é o sonho da organização e de
seus fundadores. Tente alinhar seu projeto de vida profissional/carreira a essa
visão – esta atitude ajudará você a direcionar melhor sua energia na consecução
de seus objetivos e metas esperados pela empresa e trabalhar sua melhoria
contínua como pessoa;
5.
Conheça seus colegas de trabalho: desenvolva sua
autoestima e estabeleça relações de confiança dentro da organização, isto
ajudará você a aumentar sua energia emocional e sua
empatia;
6.
E se você já é um líder: entregue pequenos
projetos para aqueles profissionais que você deseja desenvolver a autoliderança,
acompanhe os resultados, critique, oriente se houver desvio do objetivo, mas sem
esquecer-se de elogiar e recompensar o sucesso da empreitada. As pessoas são
capazes. Às vezes, são os líderes que inibem os profissionais a atuarem mais
livremente, mais confiantes em si mesmos, e, por vezes, podem estar perdendo
excelentes oportunidades de desenvolvimento de sua equipe.
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